Em julho de 2019 a Anatel lançou o Não Me Perturbe, uma lista de bloqueio de ligações mantida pelas principais operadoras do Brasil, que mais tarde também agregou bancos e instituições financeiras. Agora um documento interno encontrado pelo Tecnoblog, mostra que a agência já considera a ferramenta ineficaz e está procurando por alternativas para os consumidores.
O Não Me Perturbe tem a função de livrar usuários das irritantes ligações de telemarketing das empresas. Para saber como se cadastrar no serviço gratuito, acesse o Detetive TudoCelular dedicado ao Não Me Perturbe.
Entretanto, o memorando nº 22/2021/EC da Anatel diz que o serviço não é tão eficaz assim. Segundo o documento:
Mesmo diante das iniciavas já construídas no sentido de evitar-se a propagação das chamadas indesejadas para os consumidores, dentre elas destacando-se a criação do site www.naomeperturbe.com.br, entendo que as medidas até aqui adotadas, muito embora tenham apresentado efeitos, ainda não atingiram plenamente os fins desejados, sendo premente que a Anatel aprofunde essa discussão a fim de se evitar a perpetuidade de um problema que vem se arrastando ao longo de dois anos, com um incremento geral no volume de ligações ao longo de 2020.
Dessa forma, Emmanoel Campelo, que é quem assina o memorando, afirma que a ferramenta ajudou a reduzir o incômodo, mas o volume de ligações aumentou em 2020, o que dificultou muito a atuação do Não Me Perturbe recentemente.
Não é difícil encontrar relatos de quem sofre com estas ligações, o meu próprio telefone está cadastrado no Não Me Perturbe e há dias em que recebo em média 8 ligações sobre venda de pacotes de serviços, o que é muito irritante. Felizmente há ferramentas próprias de certos fabricantes que evitam esse incômodo.
Visando encontrar outras formas de evitar que as pessoas recebam essas ligações indevidamente, o Presidente da Anatel solicitou a criação de um grupo para criar alternativas mais eficazes que o Não Me Perturbe.
Uma das soluções propostas é que as operadoras sejam obrigadas a pedir permissão para os usuários antes de efetuar ligações de telemarketing. Caso a resposta seja afirmativa, elas ainda seriam obrigadas a somente realizá-las em horário comercial com uma grande redução na quantidade de chamadas feitas.
A proposta está atualmente em consulta pública até 1º de abril de 2021 e, caso você queira opinar a respeito dela, acesse o link abaixo e clique em Contribuir no Artigo 35º.
Por enquanto o Não Me Perturbe é uma das únicas formas de bloqueio dessas ligações irritantes. Entretanto, caso deseje testar o aplicativo de Telefone do Google está disponível para aparelhos Android e já bloqueia muitas delas automaticamente.
Fonte: Tudo celular