Um mundo em transformação onde a criatividade virou moeda e a inovação uma necessidade do universo corporativo. A nova realidade obrigou empresas a revisitarem os seus processos, a rever conceitos e metas e, na maioria dos casos, reaprender a andar na direção da maturidade na gestão dos negócios. Quanto mais rápida for a caminhada mais facilmente as empresas vão se conectar a esse chamado “novo normal”.
Inovação é a palavra que impulsiona o novo mercado. É a chave para criar soluções que ajudem a superar a grave crise sanitária mundial. E foi pensando em inovação que os organizadores do maior e mais tradicional evento de estética da América Latina decidiram fazer uma versão totalmente on-line. “Nós tivemos que adiar a 28a. edição da Estetika, presencial, para 2021 por causa da pandemia. Mas vimos que não poderíamos terminar o ano sem dar a oportunidade de as empresas do setor levarem ao público as novidades que já estavam prontas para a comercialização. Era o mais sensato a fazer em respeito aos parceiros e ao público que anseia pelas novidades que a indústria apresenta a cada ano”, afirma Keila Kerber, gerente de núcleo da GL Events Exhibitions.
Uma plataforma digital foi preparada para que o participante viva no universo virtual as mesmas sensações que ele se acostumou a sentir no mundo real. Quem visitar o Estetika Academy 2020, entre os dias 23 e 26 de outubro, irá se tornar uma espécie de “Avatar” dentro de uma nova realidade, vai poder acessar o pavilhão de eventos, percorrer corredores, abrir portas para palestras e workshops e visitar os estandes de produtos. “Será uma experiência, realmente, inédita para aqueles que se acostumaram a visitar as grandes feiras e pra quem nunca teve a oportunidade de estar nesses eventos. Porque a sensação será mesmo de estar lá sem sair de casa e sem pagar nada por isso, nem a viagem e o hotel”, acrescenta Keila.
E cada detalhe foi pensado pelos desenvolvedores, os estandes virtuais serão customizados com a identidade visual das marcas, prateleiras de e-commerce apresentarão os lançamentos mais recentes do setor a preços mais baixos do que os de mercado e o consumidor será recebido por vendedores que farão o atendimento on-line por vídeo, voz ou texto, com direito à áreas virtuais de promoções, showroom, acesso à catálogos e demonstração do produto. O consumidor vai poder até fazer aqueles comentários que são comuns depois que termina uma visita. E, claro, vai poder pagar as compras com cartão de crédito para receber o produto em casa.
As palestras de profissionais convidados serão ao vivo no Auditório virtual. Com convidados de peso de diferentes setores, e palestrantes nacionais e internacionais. Os temas vão permear os tratamentos mais adequados para potencializar os resultados com técnicas que vão desde os procedimentos manuais aos mais tecnológicos. O visitante irá encontrar conteúdos científicos e educacionais exclusivos sobre novas abordagens para cuidados com o rosto e o corpo, benefícios de terapias diversas, tratamentos e massagens. A programação conta ainda com um painel sobre gestão de serviços em estética, vendas e biossegurança. “O expositor também vai poder viver uma experiência diferente, acompanhando em tempo real, o movimento nas vendas, a saída dos produtos da prateleira virtual e ter acesso a gráficos que podem ajudar na tomada de decisões para impulsionar as vendas ainda durante o evento”, completa Keila.
Entre as novidades, o encontro digital trará as tendências sobre aplicações e inovações dos cosméticos veganos, naturais e orgânicos, aliados à nutrição funcional. E para atualizar as empresas do setor, foram incluídos conteúdos exclusivos que falam sobre como os profissionais podem se adaptar a esse novo momento. “Nas palestras cada profissional vai trazer o seu olhar e experiência para o tema, além de novidades como, por exemplo, a tecarterapia, novas terapias capilares, tratamentos masculinos, entre outros”, ressalta a curadora do evento Maria de Fátima Lima Pereira, renomada esteticista que atua para o desenvolvimento do setor de forma a conjugar bem-estar, beleza e saúde.
A edição presencial de 2021 está confirmada para os dias 30 de julho à 02 de agosto, no São Paulo Expo na capital paulista, mas os organizadores já pensam em manter uma versão digital do evento daqui pra frente. “Nada impede que a partir de agora possamos ter um modelo híbrido com o presencial e o digital, que pode ampliar muito o potencial de negócios do evento dando oportunidade aos que não conseguem vir a São Paulo acompanharem a chegada das novidades”, finaliza Keila.
Fonte: Feiras do Brasil