Ninguém acha legal receber diversas ligações de telemarketing. Felizmente, a Anatel tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Abaixo, vou mostrar como cadastrar seu número caso queira eliminar (ou pelo menos diminuir) essas ligações.
O que é o “Não Me Perturbe”
O “Não Me Pertube” é uma plataforma criada pela Anatel para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel/fixo, TV por assinatura e internet) das operadoras, bem como de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) de instituições financeiras.
Empresas participantes
Inicialmente, o site abrangia apenas as seguintes operadoras: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM. Mas no início de 2020, diversas instituições financeiras também aderiram a iniciativa. Abaixo você confere a lista completa:
-Agibank;
-Banco Alfa;
-Banco do Brasil;
-Banrisul;
-Bari;
-BMG;
-Bradesco;
-Bradesco Financiamentos;
-BRB;
-BV;
-Caixa;
-Cetelem;
-CCB Brasil;
-Digio;
-Daycoval;
-Facta Financeira;
-Financeira Alfa;
-Inter;
-Itaú-Unibanco;
-Itaú Consignado;
-Mercantil do Brasil;
-Mercantil do Brasil Financeira;
-Olé Consignado;
-PAN;
-Paraná Banco;
-Safra;
-Santander;
-Sicredi;
-Zema Financeira.
Como funciona o “Não Me Perturbe”
O funcionamento do “Não Me Perturbe” é bem simples. Após realizar o cadastro, o bloqueio acontece em até 30 dias. Por isso, não estranhe se você continuar recebendo chamadas durante esse período.
Outro ponto que também deve ser mencionado é que o site não bloqueia todas as ligações. Na verdade, o bloqueio abrange apenas as chamadas de telemarketing que sejam relativas a ofertas de serviços que não foram solicitadas pelo cliente. Ligações não identificadas, que ficam mudas ou que não sejam sobre telemarketing não serão bloqueadas.
Quanto as instituições financeiras, o bloqueio entra em vigor em ofertas indesejadas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Por outro lado, essa restrição não se aplica aos seguintes casos: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.
Como bloquear ligações de telemarketing
-Acesse naomeperturbe.com.br;
-Clique em “Quero me cadastrar”;
-Preencha as informações solicitadas, aceite os termos e clique em “Enviar”;
-Clique no botão “Novo bloqueio”;
-Insira o número do telefone que deseja parar de receber ligações e escolha quais empresas entrarão no bloqueio;
-Clique em “Enviar”;
-Um código de verificação será enviado por SMS para o telefone cadastrado. Digite os números no site e clique em “Enviar” para finalizar.
Fonte: Tecnolblog, escrita por Wagner Pedro