Claro tem aumento de 91% nas reclamações sobre internet no 1° semestre; veja ranking da Anatel Imagem: Pressmaster, de envatoelements

Claro tem aumento de 91% nas reclamações sobre internet no 1° semestre; veja ranking da Anatel

A chegada da pandemia, a adoção do isolamento social como medida preventiva e o consequente home office, fizeram com que o brasileiro passasse mais tempo em casa. Naturalmente, em muitos casos o consumo de internet, celular, telefone fixo e TV por assinatura aumentou – e as reclamações também.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 1,52 milhão queixas foram registradas contra as prestadoras de serviço de telefonia e internet nesse período, um aumento de 6,6% na comparação com o período de julho a dezembro de 2019.

Segundo a agência, a alta nas reclamações tem como principal motivo os problemas que os consumidores enfrentaram com a banda larga fixa.

Foram registradas, ao todo, cerca de 394 mil queixas sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, um aumento de 40% em relação ao semestre anterior.

“As reclamações cresceram quanto à qualidade, já que o uso da internet nas residências teve aumento considerável”, diz o levantamento da agência.

Apesar do aumento de queixas em relação ao semestre anterior, ao comparar as reclamações do primeiro semestre deste ano com o primeiro semestre do ano passado, as reclamações caíram 2%.

Empresas
A Anatel analisa as grandes empresas do setor – Claro, Oi, Tim e Vivo – separadamente e as empresas de menor porte são classificadas como “outras” nos rankings.

Considerando a categoria mais problemática do balanço, a banda larga, a Claro foi a companhia mais reclamada com 131,9 mil queixas entre janeiro e junho de 2020, o que representa aumento de 90,7% em relação ao segundo semestre de 2019 e de quase 100% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

As prestadoras de pequeno porte, em conjunto, também tiveram aumento de reclamações, de cerca de 84%.Telefonia móvel pré-paga

Embora em menor escala, as reclamações sobre o serviço de telefonia de celular pré-pago também cresceram: foram cerca de 228 mil registros no primeiro semestre de 2020, aumento de 20% em relação ao semestre anterior.

Os principais motivos são a suspensão ou o cancelamento indevido do serviço, segundo o balanço da Anatel. Nessa categoria, todas as grandes prestadoras apresentaram aumento de reclamações.

Nesse caso, a Tim foi a primeira colocada com pouco mais de 100 mil queixas entre janeiro e junho, alta de 16,8% na comparação com o semestre anterior.

Telefonia móvel pós-paga
Esta categoria continua sendo o serviço mais reclamado de maneira geral, com 497 mil queixas no primeiro semestre. No entanto, o volume representa uma queda de 2,6% na comparação com o segundo semestre de 2019. O recuo é ainda maior (-6,7%) na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

Considerando as reclamações de telefonia pós-paga, apenas a Claro registrou avanço em número de queixas no primeiro semestre de 2020: foram 138.180 registros, alta de 23,3% sobre o semestre anterior. No entanto, no geral, a Tim foi a primeira colocada com 147.218 reclamações.

Telefonia fixa e TV por assinatura
Já a telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020, enquanto a TV por assinatura teve 154 mil no mesmo período. Em relação ao semestre anterior, ambos os serviços tiveram queda, respectivamente, de 9% e 10% no volume de queixas.

Além disso, também nos dois casos, todas as empresas registraram recuo nos registros de problemas quando comparados com o segundo semestre de 2019.

Fonte: InfoMoney, escrita por Giovanna Sutto

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