O investimento dedicado ao setor de telecomunicações aumentou nos últimos meses. De acordo com um levantamento realizado pelo SindiTelebrasil, o crescimento foi de 4,3% no segundo trimestre de 2020 quando comparado ao primeiro trimestre do ano. O investimento foi de R$ 7,2 bilhões de abril a junho, sendo que no primeiro trimestre o valor foi de R$ 6,9 bilhões.
Os números mostram que cada vez mais tem aumentado a procura por serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados. Logo, é importante que as empresas contem com uma Gestão de Telecomunicações, a fim de terem controle do inventário de telecom e evitarem desperdícios financeiros.
Sem uma Gestão de Telecomunicações as empresas podem sofrer com cobranças indevidas em contas de telefonia, gastos com linhas que não estão sendo utilizadas, falta de controle dos vencimentos de contas, resultando em multas ou paralisação de serviços, ausência de um inventário identificado, além de contratação inadequada de serviços. Todos esses problemas resultam em gastos indevidos, que podem ser evitados através da Gestão de Telecom.
Realizar a Gestão de Telecomunicações é garantia de maior economia com serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados dentro de um negócio. E para alcançar maior performance financeira, é importante que as empresas contratem uma consultoria em telecomunicação para ajudá-las nesta gestão.
Mais de R$ 25 milhões recuperados em auditoria de telecom
A Gestão de Telecomunicações traz grandes resultados para um negócio. De acordo com pesquisas da NSB, especialista nesta solução há quase 20 anos, empresas recuperam até 20% dos valores cobrados indevidamente nas faturas de telefonia através da auditoria de contas, podendo ter redução de custos que varia de 10 a 30% com a Gestão de Telecomunicações.
A NSB já recuperou mais de R$ 25 milhões com a auditoria de telecom. São cerca de 50 mil linhas de telefonia, 100 mil ramais e R$ 10 milhões em gastos com telefonia gerenciados mensalmente. Além disso, a empresa desenvolveu em cima das melhores práticas do ITSM e ITIL o CM360 TEM, uma ferramenta responsável por controlar e reduzir os custos com serviços de telecomunicação corporativa.
Com essa solução, as empresas têm garantia de que todas as faturas estão sendo pagas de acordo com o que foi contratado, podendo assim identificar se os serviços utilizados estão sendo cobrados por um valor maior ou não. Outras vantagens que a Gestão de Telecomunicações oferece são redução de erros de digitação de notas, contas, faturas e borderô através da tecnologia RPA, rateio de custos, otimização dos serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados, contestação de valores para evitar cobranças indevidas, além de visibilidade total do parque de telecom.
Fonte: O Semanário